Tema
Tamanho da Fonte
Hub do Bem surgiu a partir de seminário realizado para OSCs
Assembleia Legislativa

Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026

Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.

23/06/2026 17:14
Sarah Pedon
10 visualizações
Hub do Bem surgiu a partir de seminário realizado para OSCs

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná conquistou o 3º lugar na categoria Inovação do 11º Prêmio ABEL 2026, promovido pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL). O anúncio dos vencedores ocorreu no dia 19 de junho, em Fortaleza (CE), durante a programação do 43º Encontro Nacional da ABEL. A premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país, além de instituições parceiras, destacando projetos que contribuem para a formação cidadã, a qualificação da gestão pública, o fortalecimento do Poder Legislativo e a disseminação de boas práticas.

O projeto premiado foi o Hub do Bem, iniciativa da Escola do Legislativo para aproximar organizações da sociedade Civil (OSCs), empresas, cooperativas e instituições interessadas em apoiar projetos de impacto social. O diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso, comentou a premiação. “Recebi com imensa alegria a notícia de que o nosso projeto Hub do Bem ficou entre os três melhores da 11ª edição do Prêmio ABEL, na categoria Inovação. É exatamente o que buscamos de forma constante na Escola do Legislativo: inovar, aperfeiçoar e entregar ações e serviços com qualidade. Esse reconhecimento nos estimula a seguir trabalhando com ainda mais afinco. O resultado é fruto do esforço de toda a equipe da Escola, mas também dos nossos parceiros, dos parlamentares que aprovaram e consolidaram o projeto em uma resolução, e do trabalho desenvolvido em conjunto com o Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Casa. Seguimos comprometidos em transformar a Escola do Legislativo em uma referência nacional, colocando o conhecimento e a inovação a serviço da sociedade paranaense”, destacou.

Inteligência institucional a serviço da transformação social

O Hub do Bem surgiu a partir de uma constatação recorrente em seminários, cursos e eventos promovidos pela Escola do Legislativo: apesar da existência de inúmeras organizações que desenvolvem ações relevantes para a sociedade, muitas delas enfrentam dificuldades para acessar recursos e estabelecer conexões com potenciais apoiadores. Da mesma forma, empresas e cooperativas que desejam investir em iniciativas sociais nem sempre encontram projetos estruturados, organizados e alinhados aos seus objetivos de responsabilidade social.

Em tal contexto, o projeto foi concebido para reduzir essa distância, criando um ambiente de conexão, qualificação e articulação entre os diferentes atores envolvidos no desenvolvimento social do Paraná.

Mais do que uma plataforma de aproximação, o Hub do Bem atua como um instrumento de inteligência institucional. O projeto promove a qualificação técnica das organizações da sociedade civil, incentiva a padronização documental e facilita a apresentação de projetos de forma organizada e transparente.

A iniciativa integra, em uma plataforma unificada, entidades interessadas em apoiar projetos sociais e organizações que desenvolvem ações com benefícios comprovados para a população paranaense. Dessa forma, fortalece redes de cooperação, amplia oportunidades de investimento social e potencializa os resultados das ações desenvolvidas em diferentes regiões do Estado.

Ao conectar quem precisa de apoio com quem pode oferecer recursos e suporte, o Hub do Bem reforça o papel da Assembleia Legislativa do Paraná como parceira da sociedade e agente facilitadora do desenvolvimento social e econômico.

Reconhecimento nacional

Esta é a segunda vez que a Escola do Legislativo recebe uma distinção da ABEL. Em 2025, a instituição conquistou o II Troféu ABEL Digital, na categoria 5, destinada às escolas com maior número de interações em plataformas digitais. Na ocasião, a Escola registrou 226.690 interações durante o mês de outubro daquele ano, destacando-se nacionalmente pelo alcance de suas ações e conteúdos.

O novo reconhecimento reafirma o compromisso da Escola do Legislativo com a inovação, a educação cidadã e o fortalecimento das instituições democráticas por meio de projetos que geram impacto positivo para a sociedade.

Sobre a ABEL

A Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne escolas, centros de treinamento, institutos de pesquisa e organizações vinculadas ao Poder Legislativo brasileiro nos âmbitos federal, estadual e municipal, além de escolas dos tribunais de contas.

Entre seus objetivos estão o aperfeiçoamento das atividades legislativas por meio da formação, capacitação e qualificação de servidores públicos, o incentivo ao intercâmbio de experiências e informações de interesse comum e a divulgação de programas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelas escolas associadas.